Ministra da Coesão Territorial inaugura Centro de Inovação da Softinsa no Fundão

O Centro conta já com cerca de 50 profissionais
Fundão, 17 de julho de 2023 – A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, inaugurou hoje o Centro de Inovação do Fundão, um novo centro nearshore, gerido pela Softinsa, uma subsidiária da IBM. Este Centro é mais um exemplo do investimento contínuo da IBM em investigação, inovação e desenvolvimento no nosso país, e resulta de uma parceria conjunta com a Câmara Municipal da cidade.
“No âmbito da estratégia de atração de empresas tecnológicas do Município do Fundão, a inauguração deste espaço representa um marco decisivo para o consolidar do crescimento do Centro de Inovação da Softinsa/IBM e para o reforçar do nosso ecossistema tecnológico. A escolha de um edifício naquela que é, do ponto de vista histórico, a mais emblemática rua do Fundão — a Rua da Cale —, é um exemplo claro do nosso compromisso com um verdadeiro processo de regeneração urbana e com os princípios da coesão e da sustentabilidade”, refere o Presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes.
“A IBM Portugal tem dado, nos últimos anos, passos ambiciosos de investimento no nosso país e é com um imenso orgulho e satisfação que inauguramos hoje mais um Centro de Inovação Tecnológica em Portugal.”, sublinha o Presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho. “São já 5 centros geridos pela Softinsa em Portugal e que muito têm contribuído para o desenvolvimento do interior do nosso país e que são resultado da nossa aposta no talento nacional e na tecnologia que faz a diferença para os nossos clientes em Portugal e no resto do mundo”, acrescenta.
Henrique Mourisca, Diretor Geral da Softinsa, reforça que: “Este percurso de 10 anos desde a instalação do nosso primeiro centro em Portugal é já uma história de sucesso. Hoje, celebramos a abertura do nosso quinto centro, com a inauguração do Centro de Inovação do Fundão, uma vez mais em parceria com a autarquia e as instituições de ensino superior da região. Vamos continuar a apostar nesta estratégia de crescimento, sendo que o Município do Fundão tem sido e continuará a ser um parceiro no nosso dia a dia, com políticas ímpares que nos permitirão alavancar o nosso crescimento nesta cidade”.
Como parte integrante de uma rede de centros de prestação de serviços de tecnologia do Grupo IBM à escala global, o novo centro conta já com cerca de 50 profissionais das áreas de Gestão, Tecnologias de Informação e Engenharia Informática (licenciados e com os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) nas áreas das tecnologias de Informação).
Trata-se de um centro multi-tecnologia que visa a prestação de serviços a clientes nacionais e internacionais, tendo como foco as áreas de Cloud, DevOps, Inteligência Artificial e Low Code.
Este projeto faz parte da estratégia global da IBM de ter centros de prestação de serviços localizados em vários pontos do mundo. Portugal destaca-se pelas vantagens competitivas dos recursos humanos na área das TI, das excelentes infraestruturas físicas e digitais, da facilidade em falar diferentes línguas, da localização geográfica privilegiada e de uma cultura europeia fortemente enraizada.