Enterprise Asset Management são um conjunto de soluções integradas para a gestão estratégica de ativos corporativos e serviços, cobrindo todos os processos englobados no seu ciclo de vida. Possibilita a tomada de decisões sustentadas com base nas informações técnicas, nos procedimentos de trabalho e de segurança, nos históricos e nas análises estatísticas de custos, tempos e avarias, entre outras.
Como fazemos
Para ajudar a maximizar o retorno sobre ativos, a solução Enterprise Asset Management permite a obtenção de informação para análise, dotando os gestores de uma ferramenta de decisão sobre o tipo de manutenção a adotar (corretiva, preventiva sistemática, preventiva condicionada ou preditiva) em função do ativo, tendo como objetivo a redução de custos e o aumento do ciclo de vida.
Uma solução integrada de gestão do ciclo de vida de ativos que simplifica a manutenção, inspeção e confiabilidade dos seus equipamentos e infraestrutura críticos, aproveitando a IA generativa, a análise avançada e a Internet das Coisas (IoT).
Manage: corresponde à versão 7 do sistema Maximo e disponibiliza as funcionalidades básicas de uma Gestão de Ativos.
Mobile: nova componente de mobilidade que vem substituir o Maximo Anywhere (solução online / offline) com a vantagem de estar disponível com a componente de Manage. Possui as capacidades IA com a incorporação da componente Assist que ajuda o utilizador a responder a questões sobre a intervenção, lendo bases de dados de documentação e informação de OTs no mesmo equipamento com tipos de trabalho iguais.
Monitor: componente que possibilita a ligação a equipamentos para recolha de leituras de pontos de medida, contadores e Sensores IoT. Permite configurar algoritmos para interpretar as tendências das variáveis que estão a ser medidas. Sem esta componente é muito difícil às empresas implementar a manutenção preventiva baseada em contadores ou a manutenção condicionada pelo facto de as intervenções serem geradas com base em leituras.
Health: esta componente permite ter uma visão 360º dos equipamentos. Conjugando diferentes parâmetros e através da utilização de algoritmos é possível ter uma visão consolidada do equipamento para otimizar a sua disponibilidade, manutenção e substituição.
Predict: construção de modelos de previsão de falhas com base em algoritmos. Permite prever e gerir os riscos de fiabilidade dos ativos para planear e priorizar as necessidades de manutenção. Esta componente pode utilizar a inteligência artificial (IA) e os seus dados de desempenho, registos de manutenção, relatórios de inspeção e dados ambientais para prever o tempo de inatividade e a degradação, para detetar antecipadamente avarias iminentes e horários de manutenção.
Redução ao nível de stock de peças de reserva e dos tempos de indisponibilidade de equipamento, assim como aumentar a sua performance e vida útil
Possui funcionalidades que possibilitem o acesso rápido e completo a toda a informação técnica relativa a instalações e equipamentos, bem como o seu histórico
Ferramenta de desenho de fluxos que permite a configuração em função do modelo organizacional e da estrutura da função manutenção
Permite configuração de aplicações adaptada à tipologia de utilizadores, com écrans simplificados e intuitivos
Uma oferta integrada
A arquitetura, a tecnologia e as funcionalidades de configuração disponibilizadas pela plataforma permitem ajustar o sistema às especificações de cada organização, através de uma simples e rápida parametrização, sem prejuízo de futuras modificações, atualizações e evoluções.
O sistema dispõe de ferramentas de integração que permitem a ligação em tempo real com sistemas externos tais como: ERPs, GIS, Monitorização, Documental, entre outros, tirando proveito da sua arquitetura aberta.
A sua arquitetura aberta liberta a dependência de terceiros, de forma a que o cliente possa realizar as suas próprias personalizações. Além disso, essas adaptações realizadas ficam guardadas em histórico em cada atualização da versão.
“A implementação desta plataforma global tornou possível a aplicação de procedimentos mais eficientes na gestão do ciclo de vida dos ativos e na criação de indicadores de performance.“