Destaques
voltar
Casos de Estudo 31 março 2021

Softinsa implementa IFRS 17 no Grupo Fidelidade

“Com a confiança que depositamos na capacidade da Softinsa, de implementar o novo software e adaptar os atuais sistemas financeiros sem acréscimo de tempo dos processos financeiros, chegaremos à meta e os desafios que nos surgirem serão certamente ultrapassados”.

Maria Conceição Mota, BI and Financial Applications Manager da Fidelidade

A Softinsa foi o parceiro tecnológico eleito pela Fidelidade para a implementação da Norma Internacional de Reporte Financeiro 17 (IFRS 17) nas várias empresas e filiais do Grupo Segurador em Portugal e em todos os países onde opera.

A nova norma financeira, que entrará em vigor em janeiro de 2023, estabelece os princípios de mensuração contabilística dos contratos de seguros, sendo de importância fulcral para a atividade seguradora.

Face a este requisito legal, a Fidelidade optou por uma solução integrada, o SAP S/4HANA for Financial Products Subledger (FPSL) que, para além de integrar os relatórios da IFRS 17 para contratos de seguro e resseguro, de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), disponibiliza uma contabilidade auxiliar e reporte do IFRS 9 e tem a capacidade de incluir outros padrões e princípios de contabilidade financeira, como por exemplo o local GAAP, entre outras mais valias em termos de fluxos de dados dos sistemas operacionais e lançamentos financeiros.

Do ponto de vista da IFRS 17, o SAP FPSL foi projetado para incorporar os dados de forma automatizada dos sistemas de origem e, em seguida, processá-los numa base contínua, terminando com lançamentos detalhados no livro auxiliar e, finalmente, lançamentos financeiros para a contabilidade geral.

“Um dos fortes ponderadores, para além da capacidade de implementação, foi o facto da Softinsa/IBM já conhecer a Fidelidade. Implementaram connosco projetos de dimensão e asseguram também, via Application Management Services, a manutenção e evolução dos sistemas financeiros. Começando um programa desta dimensão e para acelerar a implementação era e é para nós fundamental minimizar risco. Com a confiança que depositamos na capacidade da Softinsa, de implementar o novo software e adaptar os atuais sistemas financeiros sem acréscimo de tempo dos processos financeiros, chegaremos à meta e os desafios que nos surgirem serão certamente ultrapassados” destaca Maria Conceição Mota, BI and Financial Applications Manager da Fidelidade.

“A entrada em vigor da IFRS17 é sem dúvida um desafio bastante ambicioso para todo o mercado segurador português. É com satisfação que contribuímos com o nosso know-how e dedicação das nossas equipas para que o Grupo Fidelidade obtenha uma transição de sucesso para a nova norma e com melhorias significativas a nível da otimização dos seus processos”, salienta Sérgio Pereira, Diretor Geral da Softinsa.

Conheça os nossos Serviços de Desenvolvimento e Manutenção Aplicacional. Entre em contacto com a nossa equipa de consultores aqui.